135ª Festa de Nossa Senhora das Brotas

IMG_20151227_105940385.jpg

O domingo do dia 27 de dezembro de 2015 foi marcado por muita fé e devoção no Santuário de Nossa Senhora das Brotas. Mais de 30 mil pessoas de diversas cidades do país passaram pelo santuário para acompanhar os momentos religiosos, festivos e de confraternização.

Logo às 9h da manhã teve início a tradicional procissão da Matriz até o Santuário, acompanhada por centenas de pessoas unidas em orações, cânticos e aclamações. Logo na chegada ao Santuário, teve início a Missa Solene, às 10h, presidida pelo bispo diocesano Dom Sérgio A. Braschi. Após a missa deu-se início à confraternização, com churrasco e diversas outras opções para alimentação.

Houve grande procura pelas tendas de confissões, adoração, novena e artigos religiosos. As missas de hora em hora, que terminaram às 21 horas, também contaram com grande participação dos devotos. Também merece destaque a sala da história, que contava de diversas formas a origem e o desenvolvimento da fé em Nossa Senhora das Brotas.

aaaaa.jpg
Algumas fotos

Missas de hora em hora.

Tenda de orações e bênçãos.

Devoção por todas as idades.

Igreja e missas sempre lotadas.

Palavra dos Padres

Padre Evandro Luis Braun, Reitor"Quanta gente se doando e trabalhando! Foi, de verdade, uma festa abençoada."

Da 135ª Festa de Nossa Senhora das Brotas, destacaria alguns pontos positivos.

Em primeiro lugar, a atitude orante das pessoas que participaram tanto da procissão da manhã, das 9h, da Matriz até o Santuário, como da procissão de encerramento. As atitudes, o olhar, o jeito de viver, também a maneira das pessoas se comportarem manifestou a devoção, a fé, a confiança na Mãe, na Virgem das Brotas. Muitos gestos como o andar descalço, também o olhar das pessoas, as lágrimas que escorriam do rosto, tudo isso manifesta o amor do povo a Nossa Senhora. Chamou-me muita atenção isto.

Em segundo lugar, destaco como positiva a presença das pessoas nas capelas de oração e também nas confissões. Muita gente procurando o espiritual, os momentos de encontro com Deus. Muito bonito isto.

Em terceiro lugar, destaco como muito positivo o envolvimento de tantas pessoas no serviço voluntário, no trabalho, na doação da vida de tantas formas. Foi muita gente que trabalhou, muita gente que se doou antes, durante, e também após a festa.  Quanta gente se doando e trabalhando! Foi, de verdade, uma festa abençoada.

Nesta festa, inclusive, Deus foi generoso conosco. Enquanto chovia nas cidades vizinhas, em Piraí do Sul a chuva não atrapalhou a festa. E imediatamente após o término da festa, então, a chuva foi abundante. A manifestação da Graça Divina de cooperação de Deus para com a nossa festa. Destaco, também, esta 135ª Festa como aquela que, até hoje, teve o maior número de participantes, segundo o que muitas pessoas comentaram, e também foi perceptível isto. Com certeza, mais de 30 mil pessoas estiveram presentes no dia.

Tudo isto leva a dizer que esta festa, de verdade, foi abençoada, e gostaria de agradecer a todos: aqueles que participaram, aqueles que trabalharam, aqueles que se envolveram na participação ou na organização e desenvolvimento desta festa. Que Deus os recompense e Nossa Senhora os abençoe a todos.

Padre Evandro Luis Braun

Reitor do Santuário

"A misericórdia que é  capaz de resgatar as pessoas e devolver a dignidade."

A devoção das pessoas é  algo que sempre me encanta, ao ver a alegria e a simplicidade do povo caminhando rumo ao nosso santuário, a fé que é  capaz de curar, a misericórdia que é  capaz de resgatar as pessoas e devolver a dignidade.

Impressionou-me  a quantidade de pessoas que se aproximaram do sacramento da reconciliação. Fiz a experiência  da misericórdia  e de ser misericórdia na vida das pessoas ao ficar a tarde toda no confessionário. Dai graças ao Senhor porque Ele é  bom. Eterna é  sua misericórdia.

Pe. Janescleo Guimarães

Vigário Paroquial

Neste dia 27, quando me dirigia ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas, para celebrar a missa das 7h, ao contemplar o nascer do sol, pensei: "Hoje será um dia lindo". E realmente o foi. A própria Virgem Maria preparou com muito carinho este dia, para acolher aos tantos romeiros e romeiras, seus devotos, que vieram para passar pela Porta Santa, neste Ano da Misericórdia.

Pessoas dos mais diversos lugares, que vieram renovar suas forças, professar a sua fé e reencontrar-se. Confissões muito profundas, atos sinceros de devoção, muita fé e alegria... Certamente, elevaram-se aos céus, os clamores e agradecimentos dos olhos marejados das mães, dos senhores e das crianças que contemplavam com grande devotamento a Efígie Milagrosa de Nossa Senhora, aqui trazida por Frei Galvão.

Obrigado Nossa Senhora das Brotas e obrigado a cada um dos voluntários que doaram tudo de si para acolher com verdadeira caridade a todos os romeiros e romeiras que vieram para a verdadeira Festa de Nossa Senhora, que realmente aconteceu na parte interna do Parque Santuário!

Pe. Hélio Guimarães

Vigário Paroquial