Nossa Senhora Aparecida em visita a Piraí do Sul

Nossa Senhora.Concretizando o Projeto “300 anos de bênçãos”, Piraí do Sul recebeu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida entre os dias 30 de abril a 7 de maio, sob o tema: “De Aparecida ao Santuário das Brotas: trabalho, fé e devoção”. Os fogos, lágrimas, olhares, palavras, gestos, oferta de fitas, flores, papéis picados, teatros, orações de tantas formas e jeitos... são algumas demonstrações da devoção e do amor do povo de Deus para com Nossa Senhora. 


Além das Igrejas das comunidades Matriz, São José e Santuário de Nossa Senhora das Brotas, a imagem de Nossa Senhora Aparecida também foi venerada nas Capelas dos Bairros Espalha Brasas, Vassoura e Campo das Palmeiras. Nestas comunidades rurais ela foi levada à casa de algumas pessoas. Em cada um destes lugares, as expressões foram muito singulares, mas todas carregadas de um jeito simples e todo cheio de espontaneidade. Todas demonstrações do carinho de filhos para com a sua mãe: sempre únicas e plenas. 


Nossa Senhora visitou ainda alguns lugares bem especiais: não somente as duas casas religiosas, mas também a delegacia, o Asilo, a APAE, o CIM, a Casa Lar, o CAPS. No sábado ela foi levada em carreata por toda a cidade e, à tarde, permaneceu junto ao Centro de Evangelização e Eventos que, com tanto empenho, os paroquianos estão construindo na Vila Brasilinha, junto à Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Foram dias de muitas graças! Não há como olhar para a simplicidade daquela Imagem de Nossa Senhora Aparecida tão frágil e simples e não se impressionar com tantas maravilhas que aconteceram por seu intermédio. 


Uma mulher, toda de Deus e tão humana, ajuda a compreender que é possível ser melhor a cada dia e também que ninguém está desamparado nas lutas da vida. Os cristãos têm uma mãe que ampara e consola. E as pessoas mais simples e de fé profunda ajudaram, com seus gestos e palavras, a perceber o quanto é belo crer em Deus e venerar a Mãe do Senhor.


Faz-se necessário destacar os momentos de confraternização das pessoas após as celebrações nas diversas comunidades, todas bem participadas. Na verdade, os filhos estavam contentes por receber a Mãe e, por isso, não faltou comida e muita conversa! A Mãe reuniu os filhos todos bem pertinho de si e os fez experimentar a alegria da convivência. Que graça foram esses momentos!
No Santuário de Nossa Senhora das Brotas, muitas pessoas tiveram a oportunidade de estar diante da Mãe. A imagem permaneceu no Santuário nos dias 1 e 2, acompanhando as atividades da Festa do Trabalhador e as celebrações de grupos e movimentos da paróquia. Por fim, no dia 7, contando com a presença do bispo diocesano, Dom Sérgio, do reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, Pe Sandro, e de grande número de paroquianos de Piraí do Sul, aconteceu a despedida da imagem. No caminho das Padroeiras, ao final do dia, Dom Sérgio abençoou e entronizou a imagem de Nossa Senhora Aparecida na Capela que foi construída e dedicada à padroeira do Brasil no Santuário de Nossa Senhora das Brotas. 


A imagem peregrina foi para Ventania para continuar a sua rota, mas Nossa Senhora Aparecida permanecerá sempre em Piraí do Sul, em especial no Santuário, na Capela a ela dedicada.